segunda-feira, 17 de março de 2008

Projeto: Leitura

I- Síntese do trabalho:

Inicialmente fiz uma pesquisa junto aos pais abordando questões sobre a leitura.
Depois iniciei uma atividade semanal onde uma caixa, intitulada “ caixa mágica” contendo um livro de história e objetos relacionados ao mesmo, era apresentada às crianças. Elas eram estimuladas a descobrir o que havia na caixa. Todos os aspectos da história eram explorados e os conceitos das diferentes áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes) eram trabalhados.
Também foi criada a biblioteca de “ final de semana “, que permitia às crianças escolher e levar um livro para casa.
Houve também a participação da família na contação de histórias. Uma vez na semana, quase no final do período, uma pessoa da família era convidada para contar uma história para toda a turma.
Nos finais de semana um poema era trabalhado com as crianças e depois afixado numa parede da escola de forma bem visível para a comunidade.
Também foi feita uma dramatização, sobre uma história que ressaltou a importância da leitura, e os pais foram convidados a assistir a representação de seus filhos.
Em todas as reuniões de pais e professores, foram trabalhados textos mostrando como a leitura é importante na formação das crianças.
Ainda foram feitas outras atividades envolvendo leitura: confecção de livrinhos, contação diária de histórias com variadas técnicas e manuseio de diversos materiais de leitura (livros, gibis, revistas, propagandas, etc.).

II- Justificativa:

a) contexto escolar:
A escola está inserida em uma comunidade participativa e integrante no processo educativo. Sempre que a escola é aberta à participação dos pais e comunidade, eles colaboram e prestigiam os eventos que nela ocorrem.
b) perfil dos alunos:
São crianças que, na maioria, os pais trabalham e, portanto, precisam deixá-las na escola. Algumas são de período integral, ou seja, ficam na escola das 7:30 às 17:00 horas, ficando pouco tempo com os pais. Todas têm acesso a alguns meios de comunicação, como rádio e TV. A maioria tem livros infantis. Na questão da aprendizagem, a maioria tem facilidade, é interessada e curiosa.
c) O projeto esteve inserido no projeto pedagógico da escola.
Este, teve como tema ´´Leitura e Cidadania`` e seus objetivos principais foram:
- Despertar o gosto pela leitura, fazendo do livro um veículo na construção dos valores essenciais para a formação do ser humano.
- Conscientizar a família sobre a importância da leitura.
No início do ano letivo, a escola foi decorada com personagens e cenas do “Sítio do Picapau Amarelo” para receber as crianças. Esse tema foi amplamente trabalhado por todas as turmas na escola.
Surgiu então a idéia desse projeto. Eu queria trabalhar de uma forma que fizesse da leitura o principal instrumento para a aprendizagem. Fiquei mais certa disso depois de assistir uma palestra com Rebeca Gelse Rodrigues que abordou o tema Literatura Infantil e Juvenil na Sala de Aula - Teoria e Prática.

III- Objetivos do trabalho:

-Desenvolver o hábito da leitura;
-Estimular a interpretação, reprodução e criação de histórias;
-Ampliar o vocabulário, desenvolver a linguagem e favorecer a auto-afirmação;
-Proporcionar, através da leitura, condições necessárias à construção de novos conhecimentos e valores;
-Desenvolver a atenção, o interesse e a criatividade;
-Permitir à criança conhecer e projetar sua própria emotividade e perceber as reações de seus colegas;
-Realizar trabalhos expressivos, tais como: dramatizações, desenhos, pinturas, colagens e pesquisas.

IV- Conteúdos trabalhados:

Língua Portuguesa:
- Expressão oral: conversas, músicas, poesias, reprodução e criação de histórias;
- O desenho como representação da idéia (expressão gráfica);
- Contato com elementos escritos para a compreensão da escrita e o que ela representa em si mesma e em sua função social.

Matemática:
- Noções de: grandeza, posição, capacidade, textura, direção e sentido; classificação; correspondência; geometria e quantidade.

Ciências:
-Conhecimento de si próprio e do ser humano;
-Valorizar as diversidades culturais;
-Conhecimento dos animais, dos vegetais e suas características;
-Identificar os elementos naturais do ambiente e a necessidade da preservação da natureza;
-Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social.

Artes:
Expressão musical: tipos de sons;
Expressão corporal: jogos, brincadeiras, teatro, mímica e danças;
Expressão plástica: cores, pintura, desenho, modelagem, recorte e colagem.

V- Metodologia e procedimentos:
a) descrição da seqüência didática: Fiz uma pesquisa junto aos pais sobre leitura e concluí que a maioria deles não tinha o hábito de ler, mas contavam histórias para os filhos. E que nem todas as crianças da turma possuíam livros infantis.
Transformei uma caixa de papelão, dando-lhe colorido e brilho e nomei-a “Caixa Mágica”. As crianças eram estimuladas a descobrir o que havia na caixa, e todos os aspectos da história e conceitos eram amplamente explorados. Vou descrever uma dessas atividades:
Atividade 14 - Apresentação da “Caixa Mágica” contendo uma joaninha de brinquedo, movida a pilha e o livro “ A joaninha”.
Desenvolvimento: contar a história; fazer a observação das principais características da joaninha (cor, forma, quantidade de patas, onde vive, como se alimenta, etc.); assistir uma fita de vídeo mostrando a vida do inseto; comparar a joaninha com outros insetos estabelecendo semelhanças e diferenças; conversar sobre os insetos que são nocivos ao homem e trazem doenças, como o mosquito transmissor da Dengue, e os úteis, como a abelha que produz o mel; e fazer um desenho reproduzindo a história.
Outro passo muito importante foi a biblioteca de “ final de semana”, que permitia às crianças escolher um livro para levar para casa e devolver na segunda-feira. Essa biblioteca foi montada com livros que faziam parte da lista de material escolar entregue aos pais e alguns livros que eu já possuía.
A presença de membros da família para a contação de histórias permitiu que a criança compartilhasse um momento que era só dela com seus amiguinhos e lhe proporcionou o prazer de ter alguém de sua família vivenciando com ela uma atividade.
Outras atividades fizeram parte desse projeto: contação diária de histórias utilizando variadas técnicas, trabalhos com poemas, confecção de livrinhos, construção de histórias, teatro, etc., que este espaço não permite descrever.
b) estratégias usadas: contação de histórias; conversas dirigidas ou de forma informal; relatos de experiências individual e coletiva; reprodução e produção de histórias; teatro; observação e exploração do meio; pesquisa; manipulação e exploração de livros, revistas, gibis, objetos e materiais pedagógicos; atividades gráficas; jogos e brincadeiras; utilização de cartazes e vídeo.
c) recursos didáticos: livros de histórias, revistas, gibis, fantoches, brinquedos, giz de cera, canetas coloridas, giz de cal, tinta guache, pincéis, cola, tesoura, diversos tipos de papéis, palitos, bexigas, corda, flores, penas, tecidos, instrumentos musicais, plástico, sucata, areia, etc.
d) Bibliografia consultada: Revistas Nova Escola, números: 68, 92, 113, 115, 120, 128, 130; Revista Veja 25/11/1998 e Revista Veja Especial Maio / 1998.
Livros: Bettelheim, Bruno. A psicanálise nos contos de fada. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998.
- Cunha, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil - Teoria e Prática, São Paulo, Ática, 1984.
- Oliveira, Maria Alexandre de. Dinâmicas em Literatura Infantil, São Paulo, Paulinas, 1988.
- Diversos livros infantis, como: França, Mary e França, Eliardo. A Joaninha, São Paulo, Ática, 1991 (utilizado na atividade aqui descrita ).

VI- Avaliação:
a) Procedimentos: Observação constante da criança e dos trabalhos por ela realizados; diálogos com a criança e seus familiares; reuniões com os pais e registro das atividades e dos resultados.
b)Comparações dos resultados: A “Caixa Mágica” se tornou um objeto de extremo interesse das crianças. Elas aguardavam ansiosas e ficavam sempre perguntando: “Tia, você trouxe a Caixa?”. Era um momento de atenção, expectativa e alegria quando esta era aberta. Passaram a interessar-se mais por histórias e demonstravam muito interesse e mais cuidado ao folhear um livro. Crianças que eram tímidas e falavam pouco começaram a participar com mais segurança das atividades e expor suas idéias.
A participação dos pais foi muito importante, levou-os a perceberem o papel da leitura na vida das crianças e quão significativo era o momento proporcionado pela contação de histórias, com estreitamento dos laços afetivos e interação entre a criança, a família e a escola.
b) Auto-avaliação do professor: Aprendi que a leitura realmente tem que ser estimulada desde cedo; que as histórias nos aproximam mais das crianças, dos seus sentimentos; que na nossa prática pedagógica a leitura é a porta mais fácil para que a criança descubra o mundo e se interaja com ele, criando alicerces para a construção de uma cidadania consciente.
d) Previsão da continuidade ou ampliação do trabalho: Estou, esse ano 2003, trabalhando novamente com esse projeto de leitura e buscando aperfeiçoá-lo.
e) O que mudaria ou aperfeiçoaria se fosse repetir o trabalho: Criaria novas e diferentes atividades.

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